ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Inclusão; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência

Resumo

O acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior no Instituto Federal do Paraná é objeto deste artigo. Buscamos identificar elementos sobre a inclusão das pessoas com deficiência nos Planos de Desenvolvimento Institucionais  publicados até o momento e no Estatuto Regimental; observamos como acontece a reserva de vagas nos cursos superiores analisando os editais de abertura de processo seletivo publicados entre 2009 e  2018, os dados do Censup/2017 referentes aos estudantes com deficiência na instituição e o resultado do Processo Seletivo IFPR-2018/2019 para analisar as polí­ticas de acesso; e, sobre a permanência, analisamos como se constituí­ram os NAPNEs. Observamos que o IFPR é um elemento importante para o acesso e permanência desse público no ensino superior, pois reserva vagas, amplia as oportunidades por suas caracterí­sticas de expansão e interiorização e desenvolve ações de permanência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Gallert, Instituto Federal de Educação do Paraná - IFPR

Pedagoga no Instituto Federal do Paraná - Campus Cascavel. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel (2013) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu (2006). Tem experiência como docente da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Educação de Foz do Iguaçu (2002 - 2012); como pedagoga na Rede Estadual de Educação do Paraná (2012 - 2014); e, atualmente, na Rede Federal de Educação Profissional, Cientí­fica e Tecnológica como pedagoga no IFPR (Instituto Federal de Educação do Paraná), onde trabalha desde 2014 com a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica em diversos ní­veis e modalidades, com ênfase na Educação Inclusiva como integrante do NAPNE (Núcleo de Apoio í s Pessoas com Necessidades Especí­ficas) e na permanência escolar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva do IFPR (GEPEEIN/IFPR).

Eliane Pinto de Góes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Cascavel

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrí­cia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1996); mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007); e doutorado em Polí­ticas Públicas e Formação Humana – PPFH pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2015). Atualmente é docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Cascavel e de Pós-Graduação, em ní­vel Mestrado e Doutorado, junto ao Programa Sociedade, Cultura e Fronteira em Foz do Iguaçu-PR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: deficiência, riscos no trabalho, inclusão, diagnóstico e saúde e trabalho.

Jacqueline Maria Duarte Lewandowski , Instituto Federal do Paraná - IFPR/Campus Cascavel

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel (2002); graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (2003); e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná – IFPR/Campus Cascavel, onde trabalha na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE). Tem experiência na área da Educação, com ênfase na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica em diversos ní­veis e modalidades. Certificadora do Enem/Inep.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Gallert, C., Pinto de Góes, E., & Duarte Lewandowski , J. M. . (2021). ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2914