CONCEPÇÕES DISCENTES SOBRE GENÉTICA E DNA À LUZ DA TEMATIZAÇÃO DE FONTOURA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Genética; DNA; Ensino de Biologia

Resumo

Os crescentes avanços na área da Genética, bem como a ampla divulgação de seus termos na mí­dia, colocam a escola em um papel central para oportunizar aos alunos o entendimento dessas novas informações. Nesse contexto, os objetivos da pesquisa foram: Identificar as concepções dos alunos em relação aos conceitos de Genética e DNA, e Compreender se os estudantes conseguem perceber a relação DNA e proteí­na. Para tal foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas segundo a tematização de Fontoura. A análise dos resultados nos apontou algumas lacunas, como uma superficialidade nas respostas e muitos alunos que não conseguirem relacionar o DNA à proteí­na. Algumas sugestões podem ser inferidas como: um ensino com maior contextualização, diferentes recursos metodológicos, reestruturação curricular e dos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carolna de Oliveira Mendes, Instituto Oswaldo Cruz- Fiocruz-Rio de Janeiro

Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ. Mestre em Ciências (área de concentração: Biologia Parasitária) também pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Unigranrio.  Professora de Biologia- EBTT da rede federal de ensino, atualmente vinculada í  Fundação Osório no Rio de Janeiro. 

Maria de Fátima Alves de Oliveira, Instituto Oswaldo Cruz- Fiocruz/RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ. Bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz.  Docente permanente, colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz) no Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências (LAEFIB-IOC).

 

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

de Oliveira Mendes, A. C., & Alves de Oliveira, M. de F. (2022). CONCEPÇÕES DISCENTES SOBRE GENÉTICA E DNA À LUZ DA TEMATIZAÇÃO DE FONTOURA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(26). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3427