CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM

Autores

  • Ana Maria Leite Lobato
  • Haroldo de Vasconcelos Bentes
  • Regina Cláudia Oliveira da Silva

Palavras-chave:

Polí­tica Educacional, Educação Profissional, PROEJA, Inclusão Social

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os caminhos e descaminhos do PROEJA no IFPA, na perspectiva de contribuir para a construção do referencial teórico sobre a Educação Profissional desta modalidade de ensino no Estado do Pará. Desta maneira, a pretensão é colocar em análise como ocorreu a inclusão social dos jovens e adultos no programa, problematizando as relações e suas implicações na interrupção dos editais de acesso, a partir de 2009. Neste sentido, a pesquisa responde a seguinte indagação: como o PROEJA se configurou enquanto uma polí­tica educacional de inclusão social de jovens e adultos no IFPA, no perí­odo de 2007 a 2008? O estudo faz uma abordagem histórica através das narrativas dos sujeitos pesquisados. Assim, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através da entrevista semiestruturada, do cí­rculo hermenêutico dialético, e a pesquisa documental, com destaque para os relatórios das turmas situados na Secretaria Acadêmica na instituição. A entrevista envolveu três gestores, o critério de escolha foi a qualidade das informações e não a quantidade, todas de grande valia para a investigação. O texto apresenta primeiramente como se deu a inclusão dos alunos ao PROEJA no IFPA e suas implicações; em seguida problematiza as dimensões da organização e funcionamento do programa na instituição; e por último, a não inclusão de jovens e adultos ao PROEJA. Os resultados evidenciam que poucos alunos concluí­ram o programa e a não oferta de novas turmas do PROEJA a partir de 2009 foi critério institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Como Citar

Ana Maria Leite Lobato, Haroldo de Vasconcelos Bentes, & Regina Cláudia Oliveira da Silva. (2020). CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 1(1). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361