REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE:

desafios ao contexto brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Inclusão digital; TIC; Tecnologias digitais; Competência docente; Formação contí­nua

Resumo

A inserção de tecnologias digitais nos currí­culos escolares, numa perspectiva de provocar melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, requer o desenvolvimento de um conjunto de competências nos professores, tendo em vista não apenas o domí­nio técnico, mas sobretudo pedagógico. Este artigo tem como objetivo caracterizar as competências digitais dos professores à luz de referenciais internacionais, trazendo uma reflexão quanto ao contexto brasileiro. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa documental com apoio bibliográfico, tendo como referência documentos de organizações internacionais e de paí­ses como Espanha, Portugal e Chile. Os resultados evidenciam que os documentos analisados abordam vários aspectos relacionados à utilização de tecnologias digitais: técnicos, pedagógicos, éticos, gestão da formação e criação de conteúdo digital. O Brasil não possui referencial de competência digital, o que evidencia a necessidade de intensificar ações de formação docente para a integração pedagógica de tecnologias nas escolas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristiane Franco de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Mestranda do Curso de Pós Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Mí­dias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Jayne Cristina Franco de Aquino, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Mestra em Ensino, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú; Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Mí­dias na Educação, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Luí­s Miguel Dias Caetano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Ensino. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 

 

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Franco de Aquino, C. C., Franco de Aquino, J. C. ., & Dias Caetano, L. M. . (2022). REFERENCIAIS INTERNACIONAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: : desafios ao contexto brasileiro. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(26). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3782