REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO

Autores

  • Ilza Léia Ramos Arouche Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL
  • José Carlos de Castro Dantas Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Ana Lourdes Sousa Pereira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Palavras-chave:

Letramento; Linguística Aplicada; Dialogismo

Resumo

É fundamental pensar que um bom tratamento dos letramentos auxilie na formação de um cidadão crítico. Desde uma perspectiva teórica as ideias do Bakhtin e seus seguidores são ferramentas que darão suporte para a realização desse propósito. Por isso, planejar a práxis docente de modo a assumir um compromisso em prol do crescimento pessoal e intelectual do discente na formação do professor de inglês seria de cardinal importância. Nessa perspectiva, no ensino de língua estrangeira, o professor necessita recorrer a atividades que priorizem a comunicação, usando os diversos gêneros discursivos da abordagem bakhtiniana. Deve trabalhar ainda com filmes, música, vídeos, textos semióticos, entre outros. A contribuição social deste trabalho está em poder promover reflexões e ações pedagógicas que conduzam a possíveis mudanças no fazer metodológico dos futuros professores do ensino regular fundamental e médio, a partir da experiência de práticas situadas e embasadas em teorias como a bakhtiniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilza Léia Ramos Arouche, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora de Língua Inglesa do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL)/ Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). 

José Carlos de Castro Dantas, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutor em Filosofia – UNISINOS. Professor titular de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa Studia Brasilensia.

Ana Lourdes Sousa Pereira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura (UFNT). Professora de Língua Inglesa do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). 

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Ilza Léia Ramos Arouche, José Carlos de Castro Dantas, & Ana Lourdes Sousa Pereira. (2022). REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(26). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911