DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR

integração e inclusão na FECLESC

Autores

Palavras-chave:

Integração, Inclusão, Ensino Superior, Deficiência

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central investigar se há um movimento de inclusão, que supere a integração, dos alunos com deficiência matriculados na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental, com uma etapa exploratória. Tivemos como participantes do estudo, os gestores da instituição. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário. Os autores que nos subsidiaram foram: Mantoan (2015), Barreto e Almeida (2014), Mazzotta (2001) e outros. Concluímos, destacando a necessidade de debatermos sobre a inclusão na academia, pois os respondentes demonstram dificuldade de compreensão dos conceitos referentes à integração e à inclusão e suas especificidades. Na instituição, existe o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão que promove ações para assegurar essa política inclusiva, no entanto, poucos sabem de sua existência.

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Biografia do Autor

Elton Rodrigues Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia na pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). 

Maria Rosivânia de Oliveira Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC).

Keila Andrade Haiashida, Universidade Estadual do Ceará

Pós Doutora em Educação pela UFPB. Doutora em Geografia pela UECE. Mestra em Educação pela UFC. Graduada em Pedagogia pela UFC. Graduanda em Psicologia pela UNINASSAU. Professora Adjunta da FECLESC/UECE e Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Vieira, E. R., Gomes, M. R. de O., & Haiashida, K. A. (2022). DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: integração e inclusão na FECLESC. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4366