ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA
um exercício ao pensamento crítico
Palavras-chave:
Ensino de História, Análise de fontes, Pensamento críticoResumo
No cenário atual de ataques ao ensino público básico e superior, as humanidades parecem ter sido eleitas como alvo do descrédito, enquanto a desinformação alastra-se. Este trabalho entende que o desconhecimento de metodologias importantes ao fazer historiográfico pode levar a uma incompreensão do lugar da subjetividade e da política na construção do conhecimento histórico e na prática pedagógica. Partindo de experiências no âmbito do estágio docente desenvolvido na disciplina de Introdução à História para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e do primeiro ano de atuação na rede pública de ensino básico, refletimos sobre a prática de análise de fontes históricas em sala de aula e sua importância para uma pedagogia que, para além das fronteiras da disciplina da História, vise à construção do pensamento crítico. Tecemos ainda considerações finais sobre as especificidades do exercício no ensino básico em relação ao mesmo praticado no ensino superior.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALEKSIEVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil: crônica do futuro. Tradução de Sonia Branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SILVA, Karen Cristina Jensen Ruppel da; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação. Santa Maria, v. 43, n. 3, p. 521-534, jul. 2018 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442018000300521&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 08 set. 2022.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
DOYLE, Arthur Conan. As memórias de Sherlock Holmes. Tradução de Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 78. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.
FREITAS NETO, José Alves; TASINAFO, Célio Ricardo. História geral e do Brasil. 2. ed. São Paulo: Harbra, 2011.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução DE Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GOMES, Raquel Gryszczenko Alves. De memórias e lutas cotidianas: a institucionalização do ensino de História da África no Brasil. In: REGINALDO, Lucilene; FERREIRA, Roquinaldo. África, margens e oceanos: perspectivas de História Social. Campinas: Editora Unicamp, 2021.
GOUGES, Olympe de. Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã, 1791.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WFM Martins Fontes, 2017.
HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MC CAROL. Não foi Cabral. Rio de Janeiro, 2015.
MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. Pesquisando as compositoras brasileiras no século XXI. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 71, p. 181-192, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rieb/a/NGK4tzdvkksZn7WRkcBsb7J/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 set. 2022.
PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução: de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
RAGO, Margareth. Apresentação: ACKELSBERG, Martha A. Mulheres Livres: a luta pela emancipação feminina e a Guerra Civil Espanhola. Tradução de Júlia Rabahie. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
REGINALDO, Lucilene. Racismo e naturalização das desigualdades: uma perspectiva histórica. Jornal da Unicamp, nov. 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/direitos-humanos/. Acesso em: 20 set. 2022.
RODRIGUES, Aldair Carlos. O ensino de história na era digital: potencialidades e desafios. Em: DURÃO, Susana; LINS, Isadora (Orgs.). Pensar com método. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2018.
SALIMENA, Rafael. Charge sobre Martin Luther King. Publicada em: linhadotrem.com.br, 2015.
SPIEGELMAN, Art. Maus: a história de um sobrevivente. Tradução de Antonio de Macedo Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Primeira edição de 1973.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.
VIDEIRA, Juliana. Oficina 4: Elza Soares e o Ensino de História. Semana Remota de Ensino de História, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lW6v7-5EzVg&t=1409s
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruna Perrotti (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.