PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

desafios enfrentados por licenciandos em Pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Desafios, Permanência, Adaptação Pedagógica

Resumo

A expansão do ensino superior no Brasil forneceu melhores condições para que estudantes de grupos historicamente subalternos conseguissem adentrar o espaço acadêmico. No entanto, ampliar não é o suficiente, pois é preciso garantir que os discentes possam permanecer e concluir o curso. Assim, este trabalho objetiva investigar as dificuldades enfrentadas por discentes do curso de pedagogia de uma universidade do Cariri cearense para a sua permanência no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foi realizada a aplicação de um questionário on-line via Google Formulários com estudantes do referido curso. Os resultados evidenciaram que as dificuldades centram-se mais em aspectos relativos à adaptação ao ensino remoto, mas também constatou-se que questões financeiras e psicológicas também são um entrave. Desse modo, é importante que haja mecanismos da universidade e demais agentes públicos que possam dar suporte ao acadêmico.

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Biografia do Autor

Felipe Fabricio Genuíno Sampaio, Universidade Federal do Cariri

Graduando de Pedagogia pela UFCA. Membro voluntário do projeto de pesquisa que aborda a interseccionalidade, acesso ao ensino superior e os marcadores de diferença de estudantes. Membro do Núcleo de Estudos.

Ana Cecília Figueiredo Leite, Universidade Federal do Cariri

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela UFCA. Graduanda em Licenciatura em Matemática pela UFCA. Bolsista do projeto de pesquisa que aborda a interseccionalidade, acesso ao ensino superior e os marcadores de diferença de estudantes.

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Pós-doutora em Educação pela UECE. Doutora em Educação pela UFC. Doutorado Sanduíche pela UL-Lisboa. Mestra em Educação pela UECE. Professora Adjunta da UFCA. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da PMEDU/URCA.

Referências

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Sampaio, F. F. G. ., Leite, A. C. F., & Alves, F. C. . (2022). PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados por licenciandos em Pedagogia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4369