ENTRE O DITO E O NÃO DITO
narrativas de inclusão e autismo na escola
Palavras-chave:
Lei de inclusão, Autismo, Narrativa de professoresResumo
A pesquisa usou a técnica de entrevistas semiestruturadas com narrativas de docentes e gestores escolares. Problematiza a Lei Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com autismo. Teve como objetivo analisar como tem sido a implementação política nacional de educação inclusiva pelo viés dos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) numa unidade escolar de Fortaleza-CE. A entrevista foi organizada com base na classificação de três parâmetros: presença do profissional de apoio em sala, relevância do AEE e participação do aluno com autismo em atividades escolares. Os argumentos apresentam aspectos favoráveis e desfavoráveis com relação à implantação da lei. As análises permitem enxergar que há lacunas para efetivar a inclusão, compreendida como causa legítima, mas que não deve acontecer sem haver mudanças no pensar da escola e no apoio aos professores.
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