ENTRE O DITO E O NÃO DITO

narrativas de inclusão e autismo na escola

Autores

Palavras-chave:

Lei de inclusão, Autismo, Narrativa de professores

Resumo

A pesquisa usou a técnica de entrevistas semiestruturadas com narrativas de docentes e gestores escolares. Problematiza a Lei Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com autismo. Teve como objetivo analisar como tem sido a implementação política nacional de educação inclusiva pelo viés dos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) numa unidade escolar de Fortaleza-CE. A entrevista foi organizada com base na classificação de três parâmetros: presença do profissional de apoio em sala, relevância do AEE e participação do aluno com autismo em atividades escolares. Os argumentos apresentam aspectos favoráveis e desfavoráveis com relação à implantação da lei. As análises permitem enxergar que há lacunas para efetivar a inclusão, compreendida como causa legítima, mas que não deve acontecer sem haver mudanças no pensar da escola e no apoio aos professores.  

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Biografia do Autor

Deise Birk Fernandes , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Educação pela UNISINOS. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela FURG. Especialista em Impactos da violência na escola pela FIOCRUZ. Especialista em Mídias na educação pela IFSUL. Especialista em Direitos Humanos pela FURG. Especialista em Gestão Pública Municipal pela FURG. Graduada em Pedagogia pela UNISINOS.

Luciana Alves de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Educação pela UNISINOS. Especialista em Inclusão Escolar pela FIVE. Especialista em Gestão Escolar pela UFMT. Graduada em Pedagogia pela UFMT.

Tatiana Apolinário Camurça , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação pela UNISINOS. Mestra em Planejamento de Políticas Públicas pela UECE. Especialista em Pesquisa Científica pela UECE. Bibliotecária do IFCE.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Fernandes , D. B. ., Oliveira, L. A. de . ., & Camurça , T. A. . (2022). ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4370