AGENDA GLOBAL 2030
estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Satisfação das necessidades básicas, Educação ao Longo da Vida, Paradigma EducacionalResumo
As pesquisas nos últimos anos têm apontado que a educação adquiriu um novo paradigma depois da instalação da Agenda Global de Educação 2030 como guia das políticas educacionais mundiais. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a mudança de paradigma educacional proposto na Agenda Global de Educação 2030, no qual a centralidade sai da “educação” e foca na “aprendizagem”. De cunho bibliográfico e documental, neste estudo, examinamos os escritos de Leher (1998), Pereira e Pronko (2014, 2018), as Declarações de Jomtien e de Incheon. Em suma, a mudança de paradigma adotado pela Agenda Global de Educação 2030 para a educação é uma tática elaborada, visando a retirada do Estado de suas obrigações, além de pulverizar a ideia de que a escola é apenas um espaço onde aprendizagens úteis podem ocorrer, valorizando a educação informal e negando à classe trabalhadora o ensino acadêmico sólido, comprometido com a educação emancipatória.
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