TECNOLOGIAS DIGITAIS

analisando a BNCC de Linguagens

Autores

  • Lucas Eduardo Fernandes Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Waléria Araújo Alves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

BNCC, Linguagens, Tecnologias digitais

Resumo

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento obrigatório e normatizador que busca padronizar a educação nas escolas brasileiras. Além disso, o documento apresenta várias menções ao uso das tecnologias digitais no ensino. Assim, através de um trabalho investigativo documental, descritivo, interpretativista e qualitativo, esta pesquisa busca analisar como as tecnologias digitais são tratadas no documento referente às Linguagens, relacionar os enunciados do documento ao que pesquisadores da área destacam em seus estudos como Kress (2003), Ribeiro (2018), Pinheiro (2014), entre outros, e refletir sobre a realidade para qual o documento é destinado. Concluímos que o instrumento apresenta as tecnologias digitais, porém não são visíveis as possibilidades de um trabalho efetivo em sala de aula, além de não demonstrar coerência para com o público destinatário.

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Biografia do Autor

Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Graduado em Letras Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor da rede básica de ensino.

Waléria Araújo Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Graduada em Letras Língua Vernácula / Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora da rede básica de ensino.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Bezerra, L. E. F. ., & Alves, W. A. . (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381