FORMAÇÃO CONTINUADA E CURRÍCULO EM MOVIMENTO: multiletramentos e coordenação pedagógica na semestralidade
Palavras-chave:
Ensino Médio, Formação continuada de professores, Currículo, Multiletramentos, Coordenação PedagógicaResumo
Trata-se de reflexões sobre a experiência vivenciada pela Equipe de Formação em
Ensino Médio da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE),
Brasília-DF, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no decorrer de 2013, por
ocasião da elaboração da proposta e a execução do curso Currículo em Movimento:
reorganização do trabalho pedagógico nos ciclos e na semestralidade. Foca-se em dois
aspectos pilares à formação e à reformulação curricular: o letramento e uma prática
pedagógica na perspectiva dos multiletramentos, e a ressignificação da coordenação
pedagógica e do trabalho coletivo. Tais tópicos demandaram estudos e discussões
pelos professores envolvidos no processo formativo, e aqui são apresentados a fim de
contribuir para a reflexão e o debate a respeito de currículos, aprendizagens e saberes
no Ensino Médio.