O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma possibilidade de superação da dualidade educacional no ensino médio integrado

Autores

  • Olivia Morais Medeiros Neta
  • Sandra Maria Assis
  • Aline Cristina Silva Lima

Palavras-chave:

Trabalho como princí­pio educativo, Ensino médio integrado, Currí­culo integrado, Educação profissional

Resumo

Neste artigo, analisamos o trabalho como princí­pio educativo no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), refletindo sobre a sociedade capitalista atual e sua emergente necessidade de mão-de-obra especializada, e ao mesmo tempo alienada. Por isso questionamos: formamos os educandos apenas para atender as necessidades do capital? Na contramão de tal concepção pensamos o EMI como um mecanismo de superação da dualidade educacional pela superação das diferenças de classes, tendo o trabalho como princí­pio educativo integrando as dimensões humanas. Reportar-nosemos í s primeiras décadas do século XXI no Brasil, momento em que se promulgou o Decreto 5.154/04 (sinalizou a possibilidade de articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional). Enfim, reafirmamos a necessidade de um currí­culo integrado e flexí­vel que possibilite uma compreensão mais abrangente da realidade, que prime pelo diálogo entre as dimensões do trabalho, a cultura, a ciência, as artes e da tecnologia.

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Publicado

2020-03-05

Como Citar

Olivia Morais Medeiros Neta, Sandra Maria Assis, & Aline Cristina Silva Lima. (2020). O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma possibilidade de superação da dualidade educacional no ensino médio integrado . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(5). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/846