UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR

Autores

  • Luis Paulo Cruz Borges
  • Carmen Lucia Guimarães de Mattos

Palavras-chave:

Juventude, Etnografia, Conhecimento escolar

Resumo

O binômio conhecimento e cultura é um importante eixo analí­tico para pensarmos a Educação na contemporaneidade. Entende-se como objeto de estudo desta pesquisa a relação dos alunos e das alunas do Ensino Médio com o conhecimento escolar na contemporaneidade. A abordagem teórico-metodológica é pautada em aspectos socioculturais: observação participante, entrevistas etnográficas, produção textual e análise indutiva dos dados. Elegem-se como teóricos privilegiados para o diálogo Charlot com conceito de relação do saber e da juventude; Gabriel e Macedo pensando questões pós-estruturalistas do conhecimento escolar, da cultura e do currí­culo; Dayrell e José Pais operando com o conceito de condição juvenil. Pretendemos estudar e investigar, através da ótica dos próprios participantes da pesquisa, qual é o papel da escola diante do conhecimento escolar.

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Publicado

2020-03-10

Como Citar

Luis Paulo Cruz Borges, & Carmen Lucia Guimarães de Mattos. (2020). UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(6). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/884