ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel?

Autores

  • Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
  • Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Palavras-chave:

Juventudes, Escola, Currí­culo

Resumo

O presente texto reflete sobre a condição juvenil no ambiente escolar e suas incertezas, apontando os limites da instituição social, escola. Para compreender a dinâmica de interação dos sujeitos pesquisados com a escola, usamos como metodologia de pesquisa a entrevista coletiva, com os alunos de uma escola pública de Ensino Médio, e analisamos o Projeto Polí­tico Pedagógico (PPP) da escola. A categoria social evidente, juventudes, conflui com a ideia de uma sociedade heterogênica que invade o ambiente escolar, no qual não foi preparado para receber tal diversidade, contribuindo para que tal estrutura seja excludente. Defendemos que é preciso fazer emergir nas práticas cotidianas escolares uma cultura de inclusão dos saberes jovens no currí­culo escolar para que essa cultura, excludente, seja apaziguada.

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Publicado

2020-03-10

Como Citar

Falconiere Leone Bezerra de Oliveira, & Hostina Maria Ferreira do Nascimento. (2020). ESCOLA E JUVENTUDES: uma relação possí­vel? . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(6). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/885