ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela

Autores

  • Elione Maria Nogueira Diógenes
  • Maria Fabiana da Silva Costa
  • Alexandre Felipe Oliveira Gomes

Palavras-chave:

Ensino Médio, Empresariado Nacional, Reformas do Ensino Médio

Resumo

No presente artigo, tratamos de analisar a proposta do ensino médio pelo empresariado nacional. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, por compreender a complexidade do objeto de estudo. Tartuce (2006) aponta que essa como procedimentos estabelecer relações de sentido e significações no campo da subjetividade. Os procedimentos técnicos foram dois: 1) levantamento da bibliografia acerca da temática; b) análise documental com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que, por meio do movimento "Pensamento Nacional das Bases Empresariais", iniciado após a redemocratização brasileira (1985), o empresariado nacional buscou influenciar decisivamente à Reforma do Ensino Médio e conseguiu definir uma plataforma ensino médio que, o projeto básico, constituiu-se ensino médio "preparar os (as) estudantes para o mercado de trabalho flexibilizado".

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Publicado

2020-03-11

Como Citar

Elione Maria Nogueira Diógenes, Maria Fabiana da Silva Costa, & Alexandre Felipe Oliveira Gomes. (2020). ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(7). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/921