Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);

  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis;

  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);

  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;


  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas;

Diretrizes para Autores

Condições para submissão

A REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO não cobrará custos de processamento e nem de submissão de artigos.

A REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN destinar-se-á à publicação de trabalhos cientí­ficos, inéditos, interdisciplinares desde que sejam voltados para área de Turismo e áreas afins.

A publicação dos trabalhos dependerá da decisão do Conselho Editorial, após o parecer de pelo menos dois revisores do quadro de colaboradores da revista, em procedimento sigiloso quanto à  identidade do(s) autor(es) e revisor(es).

A Comissão Editorial assegurará o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação em pares, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

A revista aceitará publicações de professores e pesquisadores com titulação de Doutorado, Mestrado e Especialização e/ou pós-graduandos. Alunos de graduação e pós-graduação lato sensu devem estar em coautoria com professor/pesquisador com titulação mí­nima de Mestre. O quantitativo de autores para artigos, traduções, resenhas e ensaios deverá ser de no máximo três (03), sendo, no mí­nimo, um (01) especialista em turismo e/ou áreas afins.  Já para os boletins, infográficos, artigos técnicos e tecnológicos, o quantitativo de autores deverá ser de no máximo doze (12), com pelo menos dois (02) especialistas em turismo e áreas afins. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.

A Autorização e Declaração para publicação de artigo, assinado(s) pelo(s) autor(es), deverão ser inseridas no sistema como documento suplementar, em pdf, caso a referida publicação seja aceita. Os modelos de tais documentos serão enviados em tempo oportuno, após o aceite dos pareceritas da revista.

Também deverá ser inserido como documento suplementar, em Word, os seguintes dados de identificação do (s) autor (es): tí­tulo do artigo, nome completo do(s) autor(es), titulação mais relevante, instituição de ví­nculo (informando a cidade, o estado e o paí­s da instituição) e e-mail atualizado. Autores estrangeiros devem indicar o paí­s de origem.

Os autores serão informados sobre a aceitação ou não da submissão, bem como em relação a  aprovação ou não para publicação, pelo(s) e-mail(s) cadastrado(s) no sistema.

Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, o(s) trabalho(s) enviado(s) deverá(ão) seguir rigorosamente as regras das normas especificadas a seguir, sob o risco de não serem aceitos.

O Conselho Editorial Cientí­fico reservar-se-á o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo de publicação. Modificações de estrutura e conteúdo mais substantivas serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos especí­ficos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

Diretrizes para Autores

O material deve ser enviado online conforme as instruções de envio, seguindo os passos para Submissões.

O(s) autor(es) deverá(ão) submeter o(s) seu(s) trabalho(s) de acordo com as exigências de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE) e das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando sempre as edições mais recentes, a saber:

a)    NBR 6022 – Artigo em publicação periódica cientí­fica impressa; 

b)    NBR 10520 – Citações em documentos;

c)    NBR 6023 – Referências;

d)    NBR 6028 – Resumo;

e)    NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento;

f)    NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos;

g)    IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas supracitadas serão recusados pelo Conselho Editorial.

Todo o material deve ser estruturado da seguinte forma:

a) Os textos devem ser gerados em formato ".doc", com a seguinte formatação: papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,0 cm, recuo de parágrafo (primeira linha) de 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5 e sem paginação;

b) Tí­tulo e subtí­tulo: O tí­tulo e subtí­tulo (quando houver) devem figurar na parte superior, centralizado, tamanho da fonte 14, separados por dois-pontos (:). Com extensão máxima de 12 palavras ou 75 caracteres com espaço, devem estar em consonância e de forma clara e precisa com o conteúdo geral do artigo. devem contar a versão do idioma do texto e em outra lí­ngua estrangeira (inglês ou espanhol).

c) Tí­tulos de Seção: Redigidos em corpo 12, negrito, alinhado à  esquerda. Quando for conveniente usar seções numeradas, usar algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o tí­tulo, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

d) É obrigatório citar a(s) fonte(s) de financiamento quando houver. Na mesma seção, apresentar um mini currí­culo de, no máximo, 5 (cinco) linhas, com o(s) tí­tulo(s) acadêmico(s), cargo(s) e endereço(s) eletrônico(s). Ex. Profissão. Maior titulação e instituição formadora. Cargo que ocupa e instituição.

e) Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, traz a identificação do objeto, dos objetivos, metodologia e a principal conclusão. Deve ter até 900 caracteres (com espaço), O resumo deve ter versão na lí­ngua do texto e em lí­ngua estrangeira (inglês ou espanhol). Apresenta-se tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.

f) Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, com versão na lí­ngua do texto e em lí­ngua estrangeira (inglês ou espanhol). Apresenta-se tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.

g) Quanto a citações, exige-se utilizar o sistema autor-data, conforme NBR 10520, com as seguintes orientações:

– Quando o sobrenome do autor estiver incluí­do na sentença, deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e página da citação, neste caso, quando for citação direta, da respectiva fonte utilizada. Nas citações indiretas a indicação do número de página é opcional;

– Quando o sobrenome do autor não estiver incluí­do na sentença, o (s) autor (es) e o ano deve ser colocado entre parênteses.

– As citações que contenham até três (3) linhas não serão destacadas com o recuo, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas duplas, indicando a fonte e a página consultada quando for citação direta;

– As citações de mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm de margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto, porém em tamanho dez (10), espaçamento simples (1,0) e sem aspas duplas;

– As citações em lí­ngua estrangeira deverão ser traduzidas para a lí­ngua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como o exemplo: (COSTA, 2010, p. 10, tradução nossa);

– Não usar expressões latinas (Id, Ibid., op. cit. etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Demo (apud COSTA, 2010, p. 10) ou (DEMO apud COSTA, 2010, p. 10), Costa et al. (2010) ou (COSTA et al., 2010);

h) Ilustrações: quadros, fotografias, figuras, gráficos etc, deverão apresentar suas respectivas legendas, conforme NBR 14724/2011 e em resolução de até 300 mpi (formato jpeg).  A indicação da fonte é semelhante í  das citações (autoria e ano), indicando a fonte nas Referências no final do trabalho. As ilustrações, tabelas e fórmulas deverão vir em preto e branco e inseridas no texto;

i) As equações e fórmulas devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo, x2 + y2 = z2;

j) As Tabelas devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE;

k) As notas, de caráter explicativo e numeradas sequencialmente, devem figurar com o uso de nota de rodapé (ver NBR 6022, notas explicativas);

l) As referências devem conter somente os autores citados no trabalho, apresentados em ordem alfabética, de acordo com a norma NBR 6023.

m) Uso de siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

n) Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluí­das no texto (Ex.: http://www.uern.br) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.

Artigos

Resultantes de pesquisas teóricas (bibliográfica ou documental) e de pesquisas de natureza empí­rica. Devem debater ou fazer indicações para o aprofundamento e reflexão de questões relacionadas ao Turismo. Devem conter no mí­nimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências.

Artigos técnicos e tecnológicos

Representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária e trabalhos aplicados de natureza técnico e tecnológico, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais e/ou práticas, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação. Limitados entre 8 e 15 páginas.

Resenhas

Revisão crí­tica de obra recém publicada relacionada ao escopo da REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO, orientando o leitor quanto as suas caracterí­sticas e usos potenciais. Limitadas a 2 (duas) páginas.

Entrevista

Deve ser iniciada com uma apresentação dos seus objetivos. A entrevista submetida í  REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO poderá possuir como entrevistados:

  • Pesquisadores das áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e afins;
  • Autores de artigos publicados em periódicos;
  • Editores de periódico cientí­ficos;

As entrevistas deverão ser encaminhadas somente em formato textual. Para a preparação de entrevistas em formato textual, é necessário considerar os seguintes aspectos:

  • Tamanho: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter no máximo 15.000 caracteres com espaço;
  • Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês ou espanhol;
  • Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluí­da também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;
  • Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currí­culo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção cientí­fica resumida, formação acadêmica, outros;
  • Lead: as entrevistas deverão estar acompanhadas do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitorinformação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda í s seguintes questões: "O quê" e/ou "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?".

Ensaio

O ensaio deve conter o mí­nimo de 4 páginas e o máximo de 8 páginas. O texto caracteriza-se pela exposição crí­tica de um determinado assunto/tema. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) problematizar com espí­rito crí­tico o tema escolhido, além de fundamentar em base teórica a questão tratada. O texto ter objetividade e organização lógica, assim como a redação do texto com o sujeito em terceira pessoa. O ensaio deve conter sequência lógica que apresente a questão sobre a qual se discorrerá, os subitens em que se desdobrem argumentação e fundamentação pertinentes, e, finalmente o fechamento das reflexões. Portanto, estará organizado em Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. O(s) autor(es) e fontes em que se fundamenta o texto devem ser apresentados conforme ABNT, tanto para as citações diretas quanto para as citações indiretas.

Boletim ou Infográfico

O boletim ou infográfico deve conter o mí­nimo de 2 páginas e o máximo de 6 páginas. O documento deve apresentar informações acerca das pesquisas realizadas pelos Observatório de Turismo e/ou demais entidades que realizam pesquisas relacionadas ao turismo e suas áreas afins. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) devem apresentar em formato de gráficos e textos os resultados das pesquisas coletadas. O texto deve ter objetividade e organização lógica, assim como a redação textual com o sujeito em terceira pessoa. O boletim ou infográfico deve apresentar o(s) objetivo(s) da pesquisa, assim como a metodologia utilizada.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.