HOTEL-ESCOLA DA UFRRJ: REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-5835.2024.6774Palavras-chave:
Acessibilidade. Inclusão. Barreiras. Normas. PcD.Resumo
O presente artigo visa, através de estudo de caso, entender a percepção da acessibilidade e inclusão na obra do Hotel-escola da UFRRJ, trazer definições de termos e propor adaptações ou soluções em sua estrutura e funcionamento. Trata-se de um estudo de caso a partir de referenciais bibliográficos, legislação e normalização. No mundo em que vivemos, é essencial que todos possam se deslocar e se comunicar. Como as barreiras são muitas para viabilizar essa integração, foram criadas normas jurídicas e procedimentos que viabilizem essa inclusão das pessoas com deficiência/PcDs no mundo moderno. O hotel-escola não foge à regra. Observaremos como estavam as condições da obra antes da inauguração e a necessidade de ajustes. Após cumpridos os objetivos, apresentou-se sugestões para solucionar a médio e longo prazo, os problemas existentes, dentro dos recursos orçamentários disponíveis como uma instituição pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Isso significa que:
- Atribuição (BY): É permitido copiar, distribuir, exibir, executar e criar obras derivadas dos artigos, desde que seja dado o devido crédito aos autores e à revista.
- NãoComercial (NC): O material não pode ser utilizado para fins comerciais.
- CompartilhaIgual (SA): Se o material for remixado, transformado ou construído com base nos artigos, deve ser distribuído sob a mesma licença da obra original.
Para mais detalhes sobre esta licença, acesse o site oficial da Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/