MARCAS NA PANDEMIA: Os impactos iniciais e as transformações enfrentadas por microempreendedores do RN e CE1

Autores

  • Lavínia Izabelle Queiroz Oliveira
  • André Duarte da Silva
  • Fernanda Bôto Paz Aragão
  • Geílson Fernandes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.59776/2965-2677.2022.4519

Palavras-chave:

Marcas, Corona vírus, Conexão, Microempreendedor

Resumo

A emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) proporcionou alterações
significativas nas mais diversas instâncias sociais. Entre as suas implicações observaram-se as
transformações acarretadas em relação às formas de consumo e de relacionamento com as
marcas comerciais registradas. Nesse contexto, empreendedores tiveram que lidar com a crise
e com as mudanças ocorridas. A partir disso, surgiu o seguinte questionamento: como as
marcas comerciais estão lidando com a crise da Covid-19? Em busca de respostas, realizou-se
uma pesquisa exploratória com o uso de questionários aplicados junto a
microempreendedores dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Como norte teórico,
foram utilizadas as concepções de Jenkins (2009), Han (2018) e Recuero (2010), bem como
as perspectivas de Barbosa (2004) sobre o consumo em sociedade. A análise dos resultados
foi inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Como resultados, identificaram-se
situações e sentimentos iniciais relacionados à crise, os quais refletiram em transformações
positivas e negativas na vida dos empreendedores.

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Publicado

2022-11-29