ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADOS POR TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.59776/2965-2677.2022.4520Palavras-chave:
Ensino de ciências, Recursos tecnológicos, AplicabilidadeResumo
Este artigo objetiva analisar a aplicabilidade e os resultados positivos da
utilização de recursos tecnológicos utilizados nas aulas de Ciências das turmas do 7º (sétimo)
ano da Escola Municipal Mário Alves Diniz localizada no município de João Dias/RN. A
metodologia aplicada neste trabalho é de cunho quantitativo e qualitativo, norteada por
pesquisa bibliográfica. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa foi elaborado e aplicado um
questionário direcionado a professores de Ciências em exercício nos anos finais do Ensino
Fundamental II, mais especificamente, junto aos docentes que lecionam em turmas de sétimo
ano. Foram aplicados tendo como colaboradores alunos do 7º ano A e 7º ano B do turno
vespertino da escola campo de estudo. A análise dos resultados mostrou que a aplicabilidade
dessas ferramentas é muito positiva para o processo de ensino no que tange ao trabalho
pedagógico na disciplina de Ciências, culminando em práticas diversificadas e metodologias
diversas capazes de potencializar o trabalho com os conteúdos e, consequentemente, a
aprendizagem dos alunos.