O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE UMA SALA DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Tereza Maria da Silva Lucas
  • Adriano Lucena de Góis

DOI:

https://doi.org/10.59776/2965-2677.2022.4524

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Educação Especial, Isolamento social, Pandemia COVID-19, Ensino remoto

Resumo

Esta pesquisa, com a temática do desenvolvimento e aprendizagem dos discentes
de Estimulação Essencial da Associação Pestalozzi, no interior do Estado do Rio de Janeiro,
em meio ao isolamento social em 2020 e início de 2021, procurou responder quais as
consequências do isolamento social no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da
referida instituição. Alcançou seu objetivo geral, concernente à análise das consequências do
distanciamento no desenvolvimento e aprendizagem dos discentes, checando-as por meio dos
seus responsáveis. Alguns conceitos importantes para a discussão do tema foram explicitados,
como: ensino e aprendizagem, Educação Especial, isolamento social, pandemia Covid-19 e
ensino remoto. Isto, além da justificativa nos âmbitos pessoal, científico, profissional e social.
Foi aplicada a metodologia quantitativa e qualitativa, com a análise do discurso, através do
uso de questionário online. Finalmente, foram comprovadas as hipóteses de que os alunos
evoluíram mais em atividades do cotidiano, tiveram sua socialização prejudicada, a
desigualdade de acesso a equipamentos e internet foi prejudicial, mas os responsáveis
exerceram importante papel em meio ao ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-29