CIÊNCIAS DE QUEBRADA: poetry slam e o ensino da psicologia social comunitária
DOI:
https://doi.org/10.59776/2965-2677.2022.4527Palavras-chave:
Psicologia Social Comunitária, Ensino em Psicologia, Educação BásicaResumo
O presente texto é um ensaio teórico acerca dos campeonatos de poesia falada e
performance (poetry slams). Objetivou-se compreender como introduzir esse movimento
artístico-cultural nas metodologias de ensino-aprendizagem em Psicologia. No primeiro
momento foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as raízes epistemológicas da
psicologia social comunitária, em seguida, investigou-se a possibilidade de discutir a respeito
das formações identitárias e da promoção de uma educação crítica a partir desses
campeonatos. Por último, foi feita uma reflexão referente ao ensino da Psicologia no contexto
da Educação Básica, abordando os desafios e possibilidades da atuação profissional neste
campo. Concluiu-se que o Poetry Slam é uma ferramenta potente para a construção da
autonomia dos sujeitos e dos vínculos comunitários, cabendo aos professores de Psicologia
utilizar essa linguagem como instrumento para promover uma educação popular transversal,
visando transformar a realidade dos territórios em que estão inseridos.