GÊNERO, SEXUALIDADE E ENSINO: OS DESAFIOS DA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
Palavras-chave:
Saúde sexual, Igualdade de gêneros, Educação em saúdeResumo
A discussão sobre as questões envolvendo sexualidade e gênero vem
tomando lugar nos diversos setores sociais, configurando-se como espaço de luta
pelos direitos humanos e pela democracia no país. Diante disso, a adolescência,
período marcado por descobertas, curiosidades, experimentações, afirmações e
identidades de escolha, torna-se a fase ideal para intervenções, principalmente na
escola, por ser um dos principais espaços de socialização para os jovens. Dessa
forma, o trabalho se propôs a compreender as dificuldades existentes nos processos
educativos que alicerçam a discussão acerca das construções sobre gênero e
sexualidade nas escolas. Sendo assim, a pesquisa foi orientada por uma abordagem
de produção baseada em uma revisão de literatura. A base de dados empregada foi
a SciELO, na qual buscou-se os artigos usando os descritores "Gênero",
Sexualidade" e "Ensino". A partir das análises dos artigos, observou-se que a busca
por uma educação libertadora e não mais enraizada em conceitos pré-estabelecidos
socialmente trata-se de um processo e de uma evolução que, articulados à uma
conscientização ético-política dos sujeitos envolvidos, propicia uma reconstrução e
ressignificação dos sentidos atribuídos à sexualidade, ao pertencimento de gênero e
ao contexto social amplo.