LIGAS ACADÊMICAS DE EMERGÊNCIA NA FORMAÇÃO MÉDICA DE ESTUDANTES BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Natanias Macson da Silva
  • Jossiane Silveira de Freitas
  • Paulo Gabriel de Lima
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento
  • Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia

Palavras-chave:

Liga Acadêmica, Emergência, Estudante de Medicina

Resumo

As Ligas Acadêmicas (LAs) de emergência ofertam ações de extensão
universitária que complementam a formação acadêmica de estudantes de medicina,
sustentando-se no tripé: ensino, pesquisa e extensão. O presente estudo analisa as
contribuições LAs de emergência do Brasil para formação médica nos últimos 10 anos.
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases de dados
PubMed, Google Scholar, MEDLINE, LILACS e SciELO, através do cruzamento dos
descritores: "Emergências", "Estudantes de Medicina", "Educação Médica", "Liga
Acadêmica", "Educação em Saúde" e "Relato de Experiência", utilizando os
operadores booleanos AND e OR. Após a análise, construiu-se 3 eixos temáticos
norteadores da discussão: A importância das LAs de emergência na formação dos
acadêmicos de medicina; As LAs de emergência e suas metodologias; O impacto das
ações das LAs de emergência na comunidade. Com base nos artigos apurados,
conclui-se que as LAs são importantes ferramentas ao estudante de medicina e
permitem a atuação deste na comunidade, por meio de metodologias com temáticas
em saúde pública. Entretanto, ainda observa-se pouca divulgação de sua atuação em
publicações cientí­ficas.

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Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

Artigos