O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ANATOMIA E DA FISIOPATOLOGIA DE AGRAVOS À SAÚDE NO ENSINO PÚBLICO DE BASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Natanias Macson da Silva
  • Thiago Luis de Holanda Rego
  • Letí­cia de Lima Mendonça
  • Tassio Danilo Rego de Queiroz
  • Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia

Palavras-chave:

Saúde Pública, Adolescente, Metodologias Ativas.

Resumo

Na busca pela melhoria das condições de vida da população, evoca-se a
interação entre saúde e metodologias educacionais. Estas são capazes de contribuir
para o fortalecimento da autonomia em identificar e utilizar os meios para preservar
e melhorar sua vida. Infere-se, portanto, que os comportamentos vulneráveis da
população se associam constantemente ao desconhecimento da biologia humana
por parte dessa, o que culmina no fortalecimento de agravos agudos e crônicos na
sociedade. Nesse contexto, os adolescentes ganham relevância, uma vez que,
nessa fase, há o estabelecimento de vários hábitos e comportamentos, os quais
possivelmente serão transferidos à vida adulta. Dessa maneira, o presente relato
busca explicitar não apenas as concepções de alunos do Ensino Médio de Escolas
Públicas sobre Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Infarto Agudo do
Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico e Ví­rus da Imunodeficiência Humana em
associação com a AIDS, mas, principalmente, o impacto de metodologias ativas na
realização desse projeto.

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Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

Artigos