PROJETO FALA SÉRIO! UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS ASPECTOS EDUCACIONAIS DAS ESCOLAS MÉDICAS NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Lana Gabrielle Marreiros Santos
  • Luiz Gabriel Manini Minto
  • Thalita Duarte de Souza
  • Mitchelly Glalik Alves
  • Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia

Palavras-chave:

Educação Sexual, Escolas Médicas, Sexualidade

Resumo

A promoção da saúde sexual está na pauta do exercí­cio cotidiano da
medicina. Nesse sentido, o debate sobre a inclusão da sexualidade nos currí­culos
das escolas médicas permanece um tema atual em publicações mundiais sobre o
ensino médico. No que diz respeito à formação dos profissionais de saúde, a oferta
da temática sexualidade mostra-se limitada nos cenários nacional e internacional.
Em paí­ses diversos, a educação sexual nos cursos de graduação em Medicina
mostrou-se pautada em um modelo organicista, heteronormativo e cisgênero. Esse
modelo promove uma visão reducionista da sexualidade por meio do viés
reprodutivo e patológico, além de produzir um ambiente favorável à naturalização da
discriminação por gênero e por orientação sexual. Por essa perspectiva, a análise da
atual conjuntura no cenário brasileiro sobre a educação médica e a carência de
assuntos relacionados à sexualidade no seu sentido mais amplo na grade curricular
das universidades, evidencia a importância de trabalhar tal temática. Dessa maneira,
a revisão bibliográfica deste artigo tem como finalidade precí­pua analisar o contexto
hodierno sobre as principais práticas acadêmicas sobre a sexualidade nas escolas
médicas do Brasil.

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Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

Artigos