O CONTO DE FADA A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFORO COMO INSTRUMENTO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fábia Nailza Fernandes de Sales Morais

Palavras-chave:

Letramento literário, Conto de fada, Leitura literária, Séries Iniciais

Resumo

Neste trabalho, pretendemos nos focar sobre a temática de letramento trazendo como foco de análise o gênero literário o conto de fada A pequena vendedora de fósforo, de Hans Christian Andersen. Nosso objetivo é conhecer como as práticas de letramento literário estão sendo desenvolvidas, averiguando a relação que os alunos têm com o gênero conto e, a partir daí­, podermos lançar alternativas que possam contribuir para a formação de leitores competentes e atuantes. Assim, analisaremos tanto a prática empregada pela professora como, e principalmente, o processo de formação da criança com a leitura literária. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de campo em uma turma do ensino fundamental da Escola Municipal Lindaura Silva na cidade de Apodi/RN. Dessa forma, nossos estudos se estruturam primeiramente nos aportes teóricos, tendo como fio condutor o autor Rildo Cosson (2011), dentre outros, como também nas observações e anotações sobre o processo de letramento literário na sala de aula e de um questionário com a professora da turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-17

Edição

Seção

Artigos