O MODELO DE TUTORIA: O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / CECIERJ /CONSÓRCIO CEDERJ

Autores

  • Andréa Villela Mafra da Silva

Palavras-chave:

Tutor, Licenciatura em Pedagogia, Formação de Professores, Consórcio CEDERJ

Resumo

Considerando as experiências da educação a distância, como instrumento de formação docente, torna-se necessário considerar o impacto do desenvolvimento tecnológico na área da Educação, na formação dos professores, na relação entre teoria e prática docente no ensino a distância e nas práticas pedagógicas dos tutores que atuam nos contextos de ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem. Toma-se como premissa que os cursos de licenciatura em Pedagogia devem produzir práticas de formação que possam definir e estruturar a formação profissional. As questões que se colocam se referem à prática pedagógica do tutor nos cursos de formação de professores no âmbito do CEDERJ. O tutor reúne as condições e competências necessárias ao ofí­cio docente na EaD? O tutor pode ser considerado um professor formador de professor? Não há um consenso sobre o conceito de trabalho docente a distância, como não há uma concepção de ensino e aprendizagem especí­fica que contemple a prática pedagógica e didática associada à função de tutor nos ambientes virtuais de aprendizagem. Pretende-se, através de uma pesquisa bibliográfica, investigar o modelo de tutoria no âmbito dos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Fundação CECIERJ / consórcio CEDERJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-17

Edição

Seção

Artigos