COMPREENDENDO A SOCIOEDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DOS DISCURSOS PROPAGADOS E VIVENCIADOS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
Palavras-chave:
Adolescentes, Agentes, Conflitos, Discursos, SocioeducaçãoResumo
O presente artigo visa compreender o cotidiano e as percepções da socioeducação por meio da oralidade e escritos produzidos pelos agentes dentro do sistema socioeducativo. Nesse sentido, analisam-se os discursos de quem convive diuturnamente no ambiente socioeducativo partilhando suas angústias e inquietações. Dialogam-se, com o simbolismo academicista dos Direitos Humanos, doutrinas ou códigos, os discursos que foram transcritos e representados através de imagens que potencializaram a compreensão da socioeducação. Buscou-se, também, permear pelas perspectivas engessadas da comunidade, pois são muito importantes para o desenvolvimento e o aprimoramento das políticas públicas. O papel da universidade é tratado no trabalho enfocando na extensão-acadêmica-comunitária que exerce, de certo modo, um controle social nas práticas dentro das unidades e durante as audiências na Vara da Infância e Juventude. Por fim, apresentam-se as concepções dos agentes e breves comentários sobres suas dissertações, conciliando com a visão acadêmica que foram construídas, baseadas nos relatos de experiência dos extensionistas do projeto de extensão, "Direitos Humanos na Prática" da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e suas vivências nas unidades.