GRAMÁTICA, MITO E FUNCIONALIDADE: OLHARES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Gramática, Pesquisa, Descritiva, Ensino, FuncionalResumo
Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre o ensino de gramática nas
escolas públicas estaduais do município de Pau dos Ferros – RN, a saber: Escola
Estadual Professora "Maria Edilma de Freitas", Escola Estadual "4 de Setembro",
Escola "Estadual Tarcísio Maia" e, finalmente, Escola Estadual "Teófilo Rego",
partindo da pesquisa desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Letras, do Programa
de Pós - Graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -
UERN, no período de 2010 a 2012. Para tanto, levaremos em consideração os
dados coletados nas aulas observadas, das respostas atribuídas pelos professores
no questionário de pesquisa no lócus. Logo, foi possível perceber que o ensino de
Língua Portuguesa, ainda, está preso à gramática descritiva, prejudicando assim, o
desempenho dos alunos, haja vista o contexto plural e heterogêneo desse ensino da
língua, bem como a clientela dele oriundo. Portanto, não negamos o ensino de
gramática, mas que seja funcional e interativa.