GRAMÁTICA, MITO E FUNCIONALIDADE: OLHARES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

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  • Manoel Guilherme de Freitas

Palavras-chave:

Gramática, Pesquisa, Descritiva, Ensino, Funcional

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre o ensino de gramática nas
escolas públicas estaduais do municí­pio de Pau dos Ferros – RN, a saber: Escola
Estadual Professora "Maria Edilma de Freitas", Escola Estadual "4 de Setembro",
Escola "Estadual Tarcí­sio Maia" e, finalmente, Escola Estadual "Teófilo Rego",
partindo da pesquisa desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Letras, do Programa
de Pós - Graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -
UERN, no perí­odo de 2010 a 2012. Para tanto, levaremos em consideração os
dados coletados nas aulas observadas, das respostas atribuí­das pelos professores
no questionário de pesquisa no lócus. Logo, foi possí­vel perceber que o ensino de
Lí­ngua Portuguesa, ainda, está preso à gramática descritiva, prejudicando assim, o
desempenho dos alunos, haja vista o contexto plural e heterogêneo desse ensino da
lí­ngua, bem como a clientela dele oriundo. Portanto, não negamos o ensino de
gramática, mas que seja funcional e interativa.

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Publicado

2020-01-20

Edição

Seção

Artigos