APLICAÇÕES DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Nelson Antunes de Moura
  • Eurico Cabreira dos Santos
  • Juciley Benedita da Silva
  • Juciane Vareiro Ales

Resumo

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em parceria com o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO), desenvolveu atividades de ilustração da biodiversidade, que fizeram parte de dois projetos de extensão: Ilustração Botânica como ferramenta didática no Ensino Fundamental e Médio e Ilustração Científica: aplicações para conhecimento da biodiversidade do Estado de Mato Grosso. Nos dois projetos, foram realizadas atividades de campo (excursões para observação e coleta de materiais biológicos), atividades de laboratório (observação e ilustração ao estereoscópio e microscópio) e oferecimento de cursos sobre Ilustração Botânica e Zoológica para acadêmicos dos cursos de Zootecnia e Biologia, professores e técnicos universitários, professores alfabetizadores e dos ensinos Fundamental e Médio. As coletas dos materiais biológicos foram realizadas nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, no estado de Mato Grosso. Foram confeccionadas ilustrações da fauna e da flora regional, utilizando técnicas de desenho a mão livre com lápis grafite e de cor aquarelável, caneta nanquim, tinta guache. Participaram dos cursos e oficinas, 51 professores dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, 15 acadêmicos de graduação, três acadêmicos da pós-graduação, dois técnicos universitários e três gestores da educação, totalizando 74 participantes. Produziram-se pranchas ilustrativas da biodiversidade local que serviram para ampliar o conhecimento biológico e seu respectivo uso para melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas escolas dos municípios envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-01

Edição

Seção

Artigos