O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFLA COMO UM ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • José Sebastião de Andrade Melo
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro
  • Fabiana Cristina de Carvalho
  • Luciana de Matos Alves Pinto
  • Ângela Maria Soares

Resumo

Este relato de experiência refere-se às ações de ensino e divulgação em ciências realizadas no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. A atividade investigada trata de uma proposta didática para o ensino de conteúdos de Química, que explora o acervo deste museu. O primeiro objetivo foi desenvolver uma prática didática diferenciada dentro de um museu de história natural para promover o ensino e a divulgação dos conteúdos. O segundo foi investigar qual contribuição formativa foi dada aos licenciandos envolvidos, que cumpriram parte de seus estágios supervisionados obrigatórios nos eventos deste espaço não-formal de educação. Obtiveram-se, como resultados, o desenvolvimento da prática pedagógica intitulada Detetives no museu – Investigando a questão: de que é feito nosso planeta? e a confirmação da hipótese levantada quanto às contribuições dadas à formação profissional dos estagiários no desenvolvimento dessa proposta, visto que a participação dos licenciandos possibilitou a oportunidade de complementarem a formação como educadores de uma maneira diferenciada, pois exploraram um espaço de educação não-formal. Concluímos que a experiência foi válida, especialmente ao considerar que, tradicionalmente, os estágios supervisionados dos cursos de formação de professores no Brasil estão restritos ao acompanhamento de aulas em ambientes escolares. Chama-se a atenção para um fato que pode ser constatado nesse e em outros relatos: as experiências de formação de professores em espaços não formais de educação, tais como museus, centros de ciências e centros culturais, apesar de serem raras em nosso país, são ricas e vêm contribuindo para a formação inicial de professores.

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Publicado

2022-08-01

Edição

Seção

Artigos