OFICINA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Danielle Santiago Câmara Dantas
  • Emily da Silva Nascimento
  • Laísa Ravena Soares Gonçalves Monteiro
  • Diêgo Ferreira de Oliveira
  • Edinéia Pereira Sobrinho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada em um projeto de extensão intitulado “Programa de Orientação Profissional para estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do submédio São Francisco”. Esse programa tem a finalidade de ampliar o conhecimento desses estudantes sobre as possibilidades de atuação profissional dentro das áreas de conhecimento oferecidas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), de modo a promover escolhas profissionais e de vida mais conscientes e prósperas. Para isso, foi desenvolvido um trabalho de orientação profissional e acadêmica com turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, localizada na zona rural, por meio de encontros que foram realizados no turno vespertino das atividades regulares da escola, duas vezes por semana, em um total de seis encontros/sessões, com duração de três horas cada. Por meio desse programa, busca-se também contribuir com a diminuição dos índices de evasão da Univasf, visto que a falta de esclarecimento acerca do curso eleito, das possibilidades de atuação da área e da própria matriz curricular, relaciona-se, em parte, com a incidência de abandono, transferências e desligamentos. Assim, almeja-se contribuir para democratização do acesso e permanência dos estudantes egressos das escolas públicas da região, de modo a transformar a realidade regional, dirimir o esvanecimento da dívida social e educacional existente no país e integrar as ações da Univasf com as de escolas da educação básica do submédio São Francisco.

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Publicado

2022-08-01

Edição

Seção

Artigos