ESTRATÉGIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VISANDO A IDENTIFICAÇÃO DE NOVOS TALENTOS PARA A GENÉTICA
Resumo
Com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio das escolas dos municípios próximos à Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a ciência, identificar novos talentos para a Genética, estimular os estudantes que estão terminando o Ensino Médio para continuar estudando, promover a interação da universidade e a comunidade, permitir que os estudantes de graduação e pósgraduação – UFLA aperfeiçoem os seus conhecimentos de genética e desenvolvam habilidades no ensino da disciplina, foi realizado o presente trabalho. A interação UFLA/Ensino Médio foi realizada por meio de palestras nas escolas, dando ênfase aos 60 anos da descoberta da estrutura da molécula de DNA. Posteriormente, os estudantes visitaram a universidade e participaram de atividades lúdicas, todas tendo como foco o ensino/aprendizado em genética. Ao final, foi aplicado um questionário visando avaliar a metodologia de ensino/aprendizado utilizada. Participaram das atividades 12 escolas, com, aproximadamente, 2.000 alunos e ficou evidenciado que é possível motivar o interesse pela disciplina. A metodologia de ensino/aprendizado foi excelente, tendo mais de 80% de participantes com acertos de mais de 60% na resolução das questões formuladas. Constatou-se também que a experiência adquirida pelos graduandos e pós-graduandos da UFLA na convivência com os estudantes do Ensino Médio foi enorme.