ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA: PROPOSTA DE ENSINO PELA ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumo
A ilustração científica busca aliar as artes plásticas e as ciências para a representação de material biológico, arqueológico, médico, geológico, dentre outros. Uma ilustração biológica propõe representar de maneira fiel um ser, seja vivo ou morto, mantendo caracteres visíveis ou não. Este artigo traz experiência de atividades de ilustração científica realizadas com alunos, professores, artistas plásticos e gestores educacionais dentro do projeto de extensão Ilustração Científica: Artes e Ciências integradas promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) dos municípios de Cáceres e Tangará da Serra, Estado de Mato Grosso. Objetivou-se aplicar técnicas do decalque, desenho à mão livre, desenho com caneta nanquim para ilustrar materiais botânicos e zoológicos, representantes da biodiversidade local. As práticas foram desenvolvidas em três unidades educacionais: escola indígena, escola do campo e instituição de ensino superior. Foram produzidas imagens da fauna e flora pelos participantes de cursos e oficinas nas unidades escolares de modo a valorizar o uso da imagética aliada ao manuseio da informática como estratégia educativa para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem através de uma forma inovadora e lúdica, a fim de sensibilizar o cursista para a valorização do meio onde estão inseridos.