INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DE UMA FUNDAÇÃO PÚBLICA EM VITÓRIA DA CONQUISTABA: CONSTRUINDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES

Autores

  • Renata Ferreira Santana
  • Aretha Pires de Oliveira
  • Déborah Eugênia Araújo
  • Adriana da Silva Miranda
  • Roseane Nascimento dos Santos

Resumo

Hábitos alimentares inadequados representam hoje um dos grandes problemas de Saúde Pública, uma vez que, esta é a principal causa do excesso de peso e consequentemente desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Diante desta crescente busca por informações acerca da alimentação e nutrição, a Educação Alimentar e Nutricional surge como mecanismo para a transmissão e assimilação correta desses conhecimentos, o qual possibilita ações em todos os grupos etários destacando as crianças em fase escolar por serem estas grandes vítimas da mídia com desenvolvimento de uma alimentação inadequada. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi promover atividades que ajudem nas mudanças de comportamento relacionado à alimentação e nutrição de crianças cadastradas em uma Instituição sem fins lucrativos. As atividades de educação nutricional foram aplicadas a um grupo de 20 crianças (6 a 10 anos) de uma fundação filantrópica do município de Vitória da Conquista/BA. As atividades foram realizadas com encontros quinzenais, nas quintas e sextas-feiras em torno de 40 minutos, no período de agosto a outubro de 2014. Para realização da intervenção utilizou-se de atividades lúdicas como jogos didáticos, dinâmicas ludo pedagógicas e aulas dialogadas. Observou-se através das atividades aplicadas que as crianças apresentam ainda muitas dúvidas com relação à alimentação. Conclui-se que atividades de educação alimentação e nutricional são essenciais para a mudança do comportamento de todos, podendo gerar assim cidadãos conscientes com relação à alimentação.

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Publicado

2022-08-05

Edição

Seção

Artigos