PERFIL E PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR PARTE DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO CAMEAM/UERN

Autores

  • José Lourenço de Queiroz
  • Ana Paula de Queiroz
  • Daiane Kelly de Queiroz
  • Charles Souza Marinho
  • Vanusa Maria Pontes Sena

Resumo

Este artigo mostra os resultados de uma das atividades realizadas pelo projeto de extensão intitulado: “Introdução à Educação Financeira/Finanças Pessoais” Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem como objetivo principal orientar a população com informações econômicas sobre educação financeira e finanças pessoais. A fim de verificar o nível de informação sobre educação financeira dos possíveis participantes do curso, realiza-se, de antemão, a aplicação de um questionário com o propósito de identificar que problema, em particular, o curso deve abordar. Assim sendo, escolheu-se, inicialmente, os alunos do curso de Ciências Econômicas do (CAMEAM/UERN) em que foi possível obter informações sobre os conhecimentos dos alunos a respeito da educação financeira, além de traçar o perfil socioeconômico dos mesmos. De um universo de 191 alunos matriculados regularmente, foram respondidos 103 questionários, no mês de agosto de 2014. Os resultados sugerem que os estudantes pesquisados são relativamente jovens e que, aproximadamente, 3/4 estão na faixa etária entre 14 e 24 anos. Há uma predominância para o gênero feminino (56,31%) e solteiros (85,44%). Cerca de 50% dos estudantes declararam buscar sucesso e estabilidade profissional e, por meio do planejamento, realizar seus objetivos, destacando assim, a importância de incentivar a busca pelo conhecimento sobre finanças e planejamento orçamentário entre a classe mais jovem.

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Publicado

2022-08-05

Edição

Seção

Artigos