EXPERIÊNCIA DO PROJETO HORTA DIDÁTICA NAS ESCOLAS DE MOSSORÓ-RN COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

  • Giorgio Mendes Ribeiro
  • Francisco Lucívio dos Santos
  • Eva Sara Santiago Pereira
  • Marinalvo Vicente da Silva Lima
  • Oswaldo Palma Lopes Sobrinho

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência do Projeto Horta Didática na Escola vivida entre os alunos e professores da escola municipal Professor Antônio Graça Machado e Estadual Francisca Martins de Souza, localizadas na cidade de Mossoró-RN, onde foram implantadas duas hortas modelos, buscando trabalhar a educação ambiental, incentivar o consumo e à produção de hortaliças no ambiente escolar. A metodologia adotada constituiu de duas etapas: a primeira usou-se a base teórica que serviu como subsídios para o desenvolvimento das atividades com as turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, visando sensibilizar e preparar os alunos para as temáticas: agroecológica, ecológica, ambiental e nutricional, adaptando-se a vivência de práticas integradoras relacionadas ao uso e manejo adequado do solo, das culturas, dos resíduos orgânicos e da alimentação saudável. A segunda etapa consistiu em práticas vivenciais na horta, onde foram desenvolvidas atividades como o plantio das hortaliças (coentro, alface, cebolinha e etc.), plantas medicinais e condimentos, onde as crianças acompanharam todo o ciclo das culturas desde a semeadura, desbaste, capinas, irrigação até a colheita. Os resultados mostraram que as atividades desenvolvidas na horta, resultaram na motivação e engajamento dos alunos na prática do manejo da horta, diminuindo o índice de evasão escolar e, consequentemente, aumentando a frequência dos alunos em dias de atividades na horta escolar. Conclui-se que o projeto horta didática na escola pode ser uma ferramenta bastante eficaz na formação dos alunos e professores, abordando diversas áreas de conhecimentos, podendo ser desenvolvida no ambiente escolar facilitando o processo de ensino aprendizagem.

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Publicado

2022-08-05

Edição

Seção

Artigos