ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTA EDUCATIVA COM ÊNFASE NA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
o estudo teve como objetivo relata a experiência de estudantes de enfermagem no processo de elaboração e implementação de uma ferramenta audiovisual educativa sobre Dengue, Zika e Chikunguya, em uma turma de estudantes da rede pública de ensino. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado pelos discentes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, integrantes do grupo de pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem (PAESE). A estruturação do projeto deu-se a partir de análise situacional e panorama epidemiológico das doenças transmissíveis pelo mosquito Aedes aegypti, feitas nas bases de dados online, seguida da construção de um modelo narrativo e didático para produção do audiovisual. Para avaliar o nível de entendimento, satisfação e contribuição da ferramenta, foi elaborado pelos pesquisadores um questionário avaliativo direcionado aos estudantes, que demonstrou elevado índice de satisfação quanto ao conteúdo e clareza de informações, objetividade quanto as formas de prevenção, e entendimento dos sintomas referentes a cada uma das afecções.A utilização de formas didáticas alternativas na educação em saúde demonstra uma interessante possibilidade de expansão deste conceito dentro de uma lógica preventiva. A ferramenta audiovisual provou-se uma forma simples, objetiva e econômica de conduzir a promoção em saúde às escolas, diminuindo a distância entre academia e população, aproximando a universidade da sociedade sob a forma de uma ação de extensão. Foram valorizadas as experiências e conhecimentos particulares do público-alvo para incrementar o audiovisual e melhorá-lo para futuras experiências de extensão.