ENSINO DE GEOGRAFIA RUMO AO ASSENTAMENTO
Resumo
Discutimos resultados parciais do projeto de Extensão “Aproximações Entre a Geografia e Crianças e Jovens do Ensino Fundamental Residentes em Assentamentos Rurais do Oeste Potiguar”. O objetivo é apresentar resultados da aplicação de duas oficinas temáticas realizadas em uma escola localizada em assentamento de reforma agrária. Buscamos ainda aprofundar conteúdos e saberes do ensino de Geografia junto a esses estudantes; colaborar com a formação do graduando em Educação do Campo da UFERSA quanto à reflexão e às múltiplas possibilidades do ensino e aprendizagem da ciência e disciplina Geografia na região semiárida, aproximando-os dos múltiplos espaços de ensino e aprendizagem, onde poderão atuar como futuros licenciados/professores. Metodologicamente realizamos levantamentos de textos-bases, referentes ao ensino de Geografia; levantamento de informações junto à professora, crianças e jovens de assentamentos rurais, através de aplicação de questionários, buscando identificar especificidades e necessidades referentes ao ensino e aprendizagem em Geografia. Por fim, planejamos e executamos oficinas temáticas, trabalhando a partir dos conhecimentos prévios e das necessidades dos educandos. Os resultados alcançados evidenciam uma articulação bastante satisfatória do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Assim, destacamos a importância em Geografia, enquanto ciência humana, do professor trabalhar as suas aulas de maneira interessante, despertando o interesse dos alunos e o gosto pelos conteúdos a partir de metodologias e recursos didáticos disponíveis no cotidiano escolar e do lar.