GRUPOS TERAPÊUTICOS COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO MÉDICA: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE APOIO INTERATIVO AOS PORTADORES DE PARKINSON - GAIPP
Resumo
o presente artigo tem por objetivo sistematizar e refletir sobre a experiência de Educação em Saúde desenvolvida por estudantes e docentes do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) junto a um grupo terapêutico, o Grupo de Apoio Interativo aos Portadores de Parkinson (GAIPP), sediado em Mossoró-RN e composto por pessoas com a doença de Parkinson e seus cuidadores. Trata-se de uma experiência em curso, desenvolvida desde março de 2016, sob a forma de encontros mensais onde são explorados temas previamente selecionados pelo Grupo, sob os aportes da Educação Popular em Saúde. Observa-se que a prática educativa problematizadora e pautada no compartilhamento de saberes científicos e populares é potente na produção de aprendizados operacionalizáveis e significativos ao contexto de vida dos participantes; que o dinâmica grupal traz inúmeros benefícios, além da construção de conhecimentos, como a construção de redes de apoio social e psicológica; e, que a utilização de grupos terapêuticos como espaço de formação médica permite a construção de competências no campo da atenção, gestão e educação em saúde.