AÇÃO EDUCATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ADESÃO ÀS PRÁTICAS DE REDUÇÃO DE DANOS EM JOVENS USUÁRIOS DE TABACO

Autores

  • Janeuma Kelli de Araújo Ferreira
  • Adriana Torres da Silva
  • Valquíria Dantas de Medeiros
  • Jean Michel Regis Mendes
  • Azariene Costa da Silva Nascimento
  • Juce Ally Lopes de Melo

Resumo

Objetiva-se relatar a experiência da intervenção educativa, com adolescentes em conflitos com a lei vinculados ao Centro Educacional de Mossoró – CEDUC, sobre as estratégias de redução de danos frente ao uso do tabaco. A intervenção educativa foi realizada com dois grupos de doze adolescentes. Os facilitadores foram dois enfermeiros, dois assistentes sociais e um fisioterapeuta cursistas do Centro Regional de Referência para Formação de Políticas sobre Drogas – CRR/UERN. Inicialmente ocorreu uma dinâmica de apresentação, em seguida foi realizada confecção de painéis e uma roda de conversa na qual se deu a exposição de ideias sobre o uso do tabaco na vida dos adolescentes e finalizou-se com a oficina de simulação fisiopatológica do uso do tabaco, a qual estimulou os mesmos a refletirem sobre os danos causados com o uso prolongado do tabaco. Para os profissionais do CRR/UERN e CEDUC houve a troca de saberes e práticas, assim como a execução de um trabalho em equipe, multiprofissional e corresponsável com as necessidades dos adolescentes. Para os adolescentes houve a oportunidade de serem escutados, acolhidos e autônomos sobre a sua saúde. Fortaleceram vínculos com os profissionais e a partir do conhecimento sobre as estratégias de redução de danos, puderam fazer suas escolhas com relação ao uso do tabaco de forma mais consciente e menos destrutiva. É necessário o uso permanente de novas ferramentas de intervenção, proporcionando ambientes de diálogo e que possibilite a adesão do jovem a prevenir agravos à sua saúde a partir de práticas de ressocialização social. 

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Publicado

2022-08-09

Edição

Seção

Artigos