GÊNERO, SEXUALIDADE E ENSINO: OS DESAFIOS DA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
Resumo
A discussão sobre as questões envolvendo sexualidade e gênero vem tomando lugar nos diversos setores sociais, configurando-se como espaço de luta pelos direitos humanos e pela democracia no país. Diante disso, a adolescência, período marcado por descobertas, curiosidades, experimentações, afirmações e identidades de escolha, torna-se a fase ideal para intervenções, principalmente na escola, por ser um dos principais espaços de socialização para os jovens. Dessa forma, o trabalho se propôs a compreender as dificuldades existentes nos processos educativos que alicerçam a discussão acerca das construções sobre gênero e sexualidade nas escolas. Sendo assim, a pesquisa foi orientada por uma abordagem de produção baseada em uma revisão de literatura. A base de dados empregada foi a SciELO, na qual buscou-se os artigos usando os descritores "Gênero”, Sexualidade” e “Ensino". A partir das análises dos artigos, observou-se que a busca por uma educação libertadora e não mais enraizada em conceitos pré-estabelecidos socialmente trata-se de um processo e de uma evolução que, articulados à uma conscientização ético-política dos sujeitos envolvidos, propicia uma reconstrução e ressignificação dos sentidos atribuídos à sexualidade, ao pertencimento de gênero e ao contexto social amplo.