LIGAS ACADÊMICAS DE EMERGÊNCIA NA FORMAÇÃO MÉDICA DE ESTUDANTES BRASILEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
As Ligas Acadêmicas (LAs) de emergência ofertam ações de extensão universitária que complementam a formação acadêmica de estudantes de medicina, sustentando-se no tripé: ensino, pesquisa e extensão. O presente estudo analisa as contribuições LAs de emergência do Brasil para formação médica nos últimos 10 anos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases de dados PubMed, Google Scholar, MEDLINE, LILACS e SciELO, através do cruzamento dos descritores: “Emergências”, “Estudantes de Medicina”, “Educação Médica”, “Liga Acadêmica”, “Educação em Saúde” e “Relato de Experiência”, utilizando os operadores booleanos AND e OR. Após a análise, construiu-se 3 eixos temáticos norteadores da discussão: A importância das LAs de emergência na formação dos acadêmicos de medicina; As LAs de emergência e suas metodologias; O impacto das ações das LAs de emergência na comunidade. Com base nos artigos apurados, conclui-se que as LAs são importantes ferramentas ao estudante de medicina e permitem a atuação deste na comunidade, por meio de metodologias com temáticas em saúde pública. Entretanto, ainda observa-se pouca divulgação de sua atuação em publicações científicas.