O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ANATOMIA E DA FISIOPATOLOGIA DE AGRAVOS À SAÚDE NO ENSINO PÚBLICO DE BASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Natanias Macson da Silva
  • Thiago Luis de Holanda Rego
  • Letícia de Lima Mendonça
  • Tassio Danilo Rego de Queiroz
  • Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia

Resumo

Na busca pela melhoria das condições de vida da população, evoca-se a interação entre saúde e metodologias educacionais. Estas são capazes de contribuir para o fortalecimento da autonomia em identificar e utilizar os meios para preservar e melhorar sua vida. Infere-se, portanto, que os comportamentos vulneráveis da população se associam constantemente ao desconhecimento da biologia humana por parte dessa, o que culmina no fortalecimento de agravos agudos e crônicos na sociedade. Nesse contexto, os adolescentes ganham relevância, uma vez que, nessa fase, há o estabelecimento de vários hábitos e comportamentos, os quais possivelmente serão transferidos à vida adulta. Dessa maneira, o presente relato busca explicitar não apenas as concepções de alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas sobre Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico e Vírus da Imunodeficiência Humana em associação com a AIDS, mas, principalmente, o impacto de metodologias ativas na realização desse projeto.

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Publicado

2022-08-09

Edição

Seção

Artigos