CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS DO PROJETO “TRILHAS FORMATIVAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS"

Autores

  • Joriele Nayara Dantas Silva
  • Luana Victória da Costa Cabral
  • Quelvin Sousa Silva
  • Maria Edgleuma Andrade

Palavras-chave:

Extensão universitária, Saberes, Pesquisa-formação

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência que contextualiza as contribuições da extensão universitária para a formação acadêmica. O texto é fruto das reflexões dos saberes vivenciados e sentidos pela autora e discentes nas ações extensionistas do projeto “Trilhas formativas em políticas educacionais”. O relato se aproxima dos pressupostos metodológicos da pesquisa-formação defendida por Josso (2007), que compreende o processo de formação enquanto espaço plural, individual e coletivo, de consciência de si, contribuindo com as aprendizagens reflexivas e interpretativas. Desse modo, as narrativas aqui contidas seguem uma perspectiva experiencial vivida/sentida. Como resultado, apontamos a extensão como uma importante ferramenta da universidade na produção de conhecimento e como ponte para as relações entre universidade, escola e sociedade na qual se vivencia ativamente experiências práticas e teóricas inerentes à formação. Posto isto, pode-se afirmar que a extensão tem potencial de mediar novas práticas e caminhos formativos, pois se constitui como instrumento permanente de autoformação e formação, articulando a relação do sujeito consigo, com o outro e com o mundo.

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Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Relatos de Experiência