CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS DO PROJETO “TRILHAS FORMATIVAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS"
Palavras-chave:
Extensão universitária, Saberes, Pesquisa-formaçãoResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência que contextualiza as contribuições da extensão universitária para a formação acadêmica. O texto é fruto das reflexões dos saberes vivenciados e sentidos pela autora e discentes nas ações extensionistas do projeto “Trilhas formativas em políticas educacionais”. O relato se aproxima dos pressupostos metodológicos da pesquisa-formação defendida por Josso (2007), que compreende o processo de formação enquanto espaço plural, individual e coletivo, de consciência de si, contribuindo com as aprendizagens reflexivas e interpretativas. Desse modo, as narrativas aqui contidas seguem uma perspectiva experiencial vivida/sentida. Como resultado, apontamos a extensão como uma importante ferramenta da universidade na produção de conhecimento e como ponte para as relações entre universidade, escola e sociedade na qual se vivencia ativamente experiências práticas e teóricas inerentes à formação. Posto isto, pode-se afirmar que a extensão tem potencial de mediar novas práticas e caminhos formativos, pois se constitui como instrumento permanente de autoformação e formação, articulando a relação do sujeito consigo, com o outro e com o mundo.