RELATOS DE ESTUDOS NA ESPANHA A PARTIR DE UM MINICURSO DE EXTENSÃO
Palavras-chave:
Intercâmbio de estudos, Língua espanhola, Projeto extensionistaResumo
Tendo em vista o ensino de línguas de forma mais engajada, surgiu a ideia desse trabalho acerca de experiências de intercâmbios em um país estrangeiro como um dos modos de favorecer a contextualização da aprendizagem de um idioma. Neste sentido, foi criado um minicurso de extensão intitulado Espanhol: Língua e Cultura realizado no Núcleo de Estudos de Cultura, Língua e Literatura Espanhola - NECLE vinculado ao curso de Letras - Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras - DLE do Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF, na Universidade do Estado do Rio Grande o Norte – UERN do qual trataremos no nosso trabalho. Respaldamo-nos teoricamente em: Andrade e Seide (2016), Brasil (1998 e 2017), CAPES (2021), Silva (2021) entre outros. Como as atividades do curso em questão se deram de forma remota, por conta do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus (COVID-19), os encontros se deram, mais concretamente, através de videoconferências do Google Meet e a comunicação extraclasse com os alunos via e-mails durante o primeiro semestre de 2021. Aproveitando esse contexto de utilização de recursos tecnológicos para a comunicação, concretizamos a realização da atividade de extensão em parceria com colegas que viveram e vivem de alguma forma experiências de intercâmbio na Espanha e/ou em outros países de hispano-falantes. Assim, como recorte de um dos momentos de debates que aconteceram durante o minicurso, apresentamos neste trabalho relatos de experiências de intercâmbio de estudos, especificamente na Espanha, e detalhamos procedimentos para ingressar em uma universidade deste país.