ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL SAUDÁVEL EM FORMATO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Jogo, Brincadeiras, Habilidades motoras, Crianças, PandemiaResumo
O objetivo desse estudo foi relatar as experiências do projeto de extensão intitulado “Academia da Criança: um espaço para Alfabetização Motora” desenvolvido com pais/responsáveis, crianças, professores, discentes/monitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e colaboradores externos. Trata-se de um relato de experiência. Foi desenvolvido atividades através das plataformas virtuais. O projeto foi realizado em 3 etapas: 1ª: reunião com os pais/ responsáveis; 2ª: desenvolvimento de palestras com equipe multiprofissional; e 3ª: envio de vídeos com jogos e brincadeiras para as crianças realizarem em casa com familiares. Para realização das palestras participou uma equipe multiprofissional (das áreas da Educação Física, Nutrição, Fonoaudiologia, Pedagogia e Psicologia). A análise dos dados ocorreu através da apreciação das gravações das palestras e relatos do WhatsApp. Os resultados apontaram que a utilização da plataforma virtual (Google Meet e WhatsApp) e os aplicativos de multimídias para a produção dos vídeos foram estratégias importantes para a adaptação e continuação do projeto de extensão; que as temáticas desenvolvidas nas palestras possibilitaram orientações para o desenvolvimento saudável das crianças. Conclui-se que as orientações para o desenvolvimento infantil saudável, por meio de palestras e vídeos com jogos e brincadeiras foram estratégias relevantes para os pais/ responsáveis e crianças do projeto de extensão em período de pandemia.