A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • João Batista Sena Neto
  • Nádia Maria Silveira Costa de Melo
  • Pedro Henrique Lopes de Melo
  • Raissa da Silva Pereira
  • Sarah Kiarelly dos Santos Silva

Palavras-chave:

Ensino, Extensão, LIteratura, Competências

Resumo

O presente texto tem como objetivo principal relatar experiências advindas
de uma ação extensionista de um projeto de extensão da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi executada de forma remota
para alunos do 9° ano do ensino fundamental de 4 escolas públicas. A realização se deu por meio de uma ofi cina “A leitura do texto literário: de Cascudo
a Saramago” que ocorreu em duas etapas. Nessas etapas, buscamos promover o ensino de literatura enfatizando um autor local (CASCUDO, 1964)
e outro internacional (SARAMAGO, 1995). Partimos da concepção discente
acerca de literatura, do que caracteriza um texto literário, ainda discutimos
sobre gêneros discursivos e literários; poemas e poesia. Em meio ao cenário
de ensino remoto emergencial, enfatizamos as competências orais e escritas dos alunos, através da literatura. As aulas foram ministradas por meio
da plataforma digital do GMeet, onde foram formuladas discussões sobre
os temas abordados e apresentada uma proposta de atividade. Verifi cou-se
que a ação contribuiu para que o conhecimento dos alunos sobre literatura
fosse ampliado e consolidado. Alguns produtos gerados a partir desta ação
foram produção de texto escrito e oral pelos alunos e publicação e apresentação de comunicação pelos extensionistas. Por fi m, a ação foi muito
bem avaliada pela comunidade participante (escolas, alunos, graduandos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Edição

Seção

Artigos