EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A HIGIENE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Higiene, Educação em Saúde, Educação Infantil, Desenvolvimento da criançaResumo
A saúde e a educação encontram-se cada vez mais associadas na parceria
pelo processo de ensino-aprendizagem efi caz. As crianças estão imersas
em várias mudanças sociais, psicossomáticas, físicas, sendo a necessidade do autocuidado e da higienização multifacetada uma crescente demanda
a ser inserida na escola, contexto no qual se insere o papel da extensão
universitária e da força motriz discente. O presente trabalho possui como
objetivo relatar a experiência extensionista no Projeto Ensinando Crianças
Aspectos de Higiene, tecendo análises acerca das colaborações formativas dessa vivência para o universitário e para as crianças. As vivências
desenvolvidas nos quatro eixos foram frutíferas, por via do mecanismo de
contrapartida feito pelos alunos, para avaliação do impacto fi nal das ações.
Notou-se no público infantil o desenvolvimento maior de habilidades múltiplas do conceito de higienização, de forma a modifi car a perspectiva de
enxergar a si, ao outro e o ambiente. Como limitação do presente trabalho, evidencia-se que os eixos de saúde mental e comportamental poderiam ser trabalhados de forma mais potencializada, o que foi comprometido pela restrição aos vídeos em razão do período pandêmico. Apesar do
cenário imposto, considera-se que houve importantes contribuições para a
troca de conhecimentos entre o público envolvido nesse processo, com o
auxílio de artifícios audiovisuais para aproximação universitária e sociedade.